Scroll Top

A Trajetória até o Windows 8

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Um monte de pessoas hoje não estão cientes da evolução do Microsoft Windows. Hoje temos perfeitamente em movimento, janelas semitransparentes que deslizam pela tela com sensação notável e sensibilidade. No entanto, isto não foi sempre o caso. Neste artigo eu gostaria de levá-lo de volta a alguns dos sistemas operacionais originais da Microsoft e como eles abriram caminho para o mundo da computação como a conhecemos hoje.


O começo


Em 1970 as pessoas usavam máquinas de escrever para criar documentos. O Microcomputador até existia, mas em locais de trabalho raramente justamente por que poucas pessoas tinham ouvido falar deles. Porém, dois homens talentosos, Bill Gates e Paul Allen, começaram a mudar tudo ao longo dos anos.


No início de 1975 Allen e Gates fizeram uma parceria e criaram o que é hoje a Microsoft. Pouco depois, em 1980, a IBM havia contactado Allen e Gates para criar um novo sistema operacional que controlaria o lado do hardware de um computador, bem como ofereceria uma camada de aplicação para os programas de software. Este sistema operacional foi mais tarde chamado MS-DOS. Embora o MS-DOS tivesse sido eficaz, era difícil para alguns usuários usarem devido aos seus comandos longos e as dificuldades da época.


Windows 1.0, 2.0 e 3.0

Mais tarde, em 1985 a Microsoft lança o Windows 1.0, que oferece uma interface gráfica de usuário (GUI) em vez de os comandos do DOS originais de seu antecessor. Depois disso, o Windows 2.0 atinge as prateleiras. A atualização se aproveitou dos novos processadores Intel 386 e suas capacidades de gerenciamento de memória. Então a própria Microsoft, para introduzir novos recursos como Gerenciador de Arquivos e Gerenciador de impressão criou-se o Windows 3.0. Consideravelmente mais rápido que os anteriores, saiu para o mercado.


Windows NT

Já o Windows NT não deriva de seus irmãos mais velhos. A Microsoft começou a projetar um novo sistema operacional do zero. Então surgiu o Windows NT. Das melhorias mais notáveis ​​foi a sua capacidade para operar em 32 bits. Ao contrário dos outros 16 bit sistemas operacionais do passado, operando em 32 bits os engenheiros permitiram que esta nova versão fosse levada mais a sério para o desenvolvimento de novas versões posteriores.


Windows 95

Em 1995 a Microsoft lançou o Windows 95 que passou a vender sete milhões de cópias em cinco semanas. O Windows 95 foi lançado no início da internet e chegou às prateleiras rapidamente. Ele se possui suporte dial-up para rede que já permitia que os usuários acessassem e-mails e navegassem na internet. O Windows 95 também incluiu um novo recurso chamado Plug and Play que fez a instalação de hardware e software de forma mais prática. 


Windows 98

O Windows 98 foi desenvolvido como uma atualização para o Windows 95. E foi oferecido um melhor desempenho e barra de inicialização rápida. Foi também o primeiro sistema operacional Windows que passou a oferecer suporte para discos de DVD e dispositivos USB e também foi o último sistema operacional baseado do MS-DOS.


Windows ME

Projetado para uso doméstico, em vez de negócios, o Windows ME ofereceu meios melhores de apoio ao usuário, bem como melhorias na rede, tornando mais fácil para a configuração do usuário. Foi também introduzida a Restauração do sistema que lhe permitiu reverter o estado do computador para um momento anterior. O Windows ME foi também a última do código do núcleo do Windows 95. Todas as versões futuras do Windows já seria baseada fora do Windows NT.


Windows 2000

Em 2000, a Microsoft começou a substituir todos os computadores anteriores de negócios com a sua nova versão, o Windows 2000. Basicamente um reforço Windows NT, o Windows 2000 chegou a oferecer melhor suporte para USB, Firewire e outras tecnologias.


Windows XP

Windows XP foi um marco de usabilidade para a Microsoft. Os menus se tornaram muito mais intuitivos, e fez uma sincronização de navegação. Ele ofereceu o assistente de rede para ajudar com a conexão da rede em casa. Ela também melhorou muito em seus programas de mídia. O Windows XP foi lançado em várias formas diferentes: Home Edition, Professional, 64 bits (o sistema de 64 bits primeiro da Microsoft), Media Center Edition e XP Tablet PC Edition.


Windows Vista

Neste ponto, a segurança era em grande parte uma preocupação no mundo da computação. Para atender a isso o chamada Windows Vista foi introduzido com o sistema de segurança mais forte ainda. Controles de conta de usuário são introduzidos para adicionar uma camada adicional de segurança, juntamente com novos métodos de criptografia de disco. A interface do usuário também mudou significativamente com a sua reforma botão iniciar.


Windows 7

No momento em que o Windows 7 fez sua estréia o mundo sem fio estava crescendo. Com a realidade do computador móvel, o Windows 7 adicionou a capacidade de configurar várias redes para trabalho em casa, ou hotspots públicos, permitindo aos usuários gerenciar configurações de segurança baseada na rede de onde eles estivessem conectados. Também fez melhorias de interface de usuário do Windows Vista e ferramentas de gerenciamento de mídia.


Windows 8

E agora? O que será que o Windows 8 nos irá mostrar de diferente? Você está preparado para se adaptar à mudanças? O tempo está acabando, falta muito pouco para que o novo sistema operacional da Microsoft chegue ao mercado brasileiro. Esperamos que as mudanças que virão realmente façam a diferença para a nova geração de computadores que vem pela frente.



(99 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. windows ME e Windows Vista os piores de sempre!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×