Scroll Top

Como Realizar Auditoria de Fórmulas no Excel 2010

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Excel 2010
A auditoria de Fórmulas do Excel 2010 é um grupo de ferramentas responsável pelo rastreamento prescedente e dependente de células que estão sendo utilizadas em fórmulas criadas nas planilhas. Esta funcionalidade é importante para localizar as células envolventes em cálculos realizados em uma tabela qualquer, um recurso muito útil a ser utilizado em tabelas complexas e com muitas fórmulas com a finalidade de não deixar o usuário confuso. Para realizar a auditoria de fórmulas siga o tutorial abaixo:

Baixe o Ebook Domine o Excel

Excel 2010 - Auditoria de Fórmulas

 

Na imagem acima vemos que o grupo de ferramentas Auditoria de Fórmulas possui 6 funções: Rastrear Precedentes, Rastrear Dependentes, Remover Setas, Mostrar Fórmulas, Verificação de Erros e Avaliar Fórmula. Veja a descrição de cada uma abaixo:

 

Rastrear Precedentes

 

A função para rastrear células Precedentes é utilizada quando você tem a localização exata da fórmula e necessita localizar todas as células envolventes utilizadas na fórmula selecionada. No exemplo você seleciona a célula que possui o resultado da fórmula (439,73) e clica na função Rastrear Precedentes. Então todas as células precedentes do resultado serão selecionadas na cor Azul e apontarão com uma seta para a fórmula do resultado.

 

Excel 2010 - Rastrear Precedentes

 

Rastrear Dependentes

 

A função para rastrear células Dependentes é inversa a anterior, pois é utilizada quando você tem a localização exata das células e necessita localizar a fórmula que depende da célula selecionada para gerar o resultado. No exemplo você seleciona uma célula, clica na função Rastrear Dependentes e automaticamente a fórmula que depende da célula selecionada para gerar um resultado será localizada através da seta na cor Azul.

 

Excel 2010 - Rastrear Dependentes

 

Obs: Se necessitar retirar as setas apenas clique em Remover Setas e selecione as setas desejadas a serem removidas.

 

Mostrar Fórmulas

 

Se você optar por visualizar todas as fórmulas e células envolvidas basta clicar em Mostrar Fórmulas, e automaticamente todas aparecerão em destaque. Veja um exemplo:

 

Excel 2010 - Mostrar Fórmulas

 

Verificação de Erros

 

Esta função é responsável por buscar erros nas tabelas. Útil ao final de qualquer trabalho no Excel 2010. Se não houver erros a mensagem será mostrada.

 

Excel 2010 - Verificação de Erros

 

Avaliar Fórmula

 

Para utilizá-la selecione uma fórmula de sua tabela e clique na função. Como no exemplo abaixo você poderá clicar em Avaliar para confirmar o resultado.
Excel 2010 - Avaliar Fórmula

 

Resultado
Excel 2010 - Resultado da Fórmula
Portanto vimos neste artigo uma série de utilidades para realizar uma boa auditoria em suas tabelas criadas no Excel 2010. Faça uso destas funcionalidades para garantir total segurança de tudo que foi criado e realizado nas suas planilhas. Agora se você pretende descobrir como dominar o Excel de uma vez por todas assista o vídeo do meu amigo Tiago Blanco abaixo:

(3.318 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×