Scroll Top

Como Criar Minigráfico no Excel 2010

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Excel 2010
Criar minigráfico no Excel 2010 é uma maneira de representar um determinado intervalo de valores em forma visual. Pois um pequeno gráfico como este é capaz de posicionar pontos altos e baixos de uma planilha de forma que possibilite enxergar o desempenho de valores que expressam determinadas informações. Você deverá já possuir uma tabela preenchida para criar um minigráfico, o procedimento é simples mas implica em muitos detalhes, veja como criar a partir do exemplo abaixo:


Considerando a tabela a seguir:

Excel 2010 - planilha
Para criar um minigráfico desta planilha você deverá primeiramente selecionar o local do minigráfico, de prefência do mesmo tamanho da tabela para que seja bem visualizado. O minigráfico deve ser inserido em uma única célula, portanto selecione o conjunto de células ao lado da tabela e clique em Mesclar e Centralizar, veja imagem:

Excel 2010 - criando minigráfico

Em seguida selecione todos os valores da tabela e vá até a guia Inserir, grupo de ferramentas Minigráficos e clique em Linha.

Excel 2010

O próximo passo será selecionar o local do minigráfico, veja que ao selecionar automaticamente o local é reconhecido de acordo com a célula escolhida $D$3, então clique em Ok.

Excel 2010 - minigráfico

Logo, o minigráfico surgirá no local selecionado. Perceba que ao criar o minigráfico uma nova guia surge no painel de ferramentas do Excel 2010, a guia Design com todas as ferramentas para personalizar o minigráfico criado. Nesta guia encontram-se os grupos de ferramentas: Minigráfico, Tipo, Mostrar, Estilo e Agrupar.

Você poderá personalizar o minigráfico conforme desejar, principalmente na questão dos pontos altos, baixos, primeiro ponto e último ponto, pontos negativos e marcadores. Estes pontos representam cada status conforme os valores da tabela criada inicialmente.
Conforme o minigráfico abaixo os números representam:
  1. Primeiro Ponto
  2. Último Ponto
  3. Ponto Alto
  4. Ponto Baixo

Obs: Os marcadores são representados por todos os pontos do gráfico.

Excel 2010 - marcadores
A grande sacada dos minigráficos é o dinamismo na questão da interpretação dos valores diretamente relacionados aos pontos do gráfico, ou seja, se qualquer valor da tabela for mudado automaticamente o minigráfico atualiza o marcador referente ao valor alterado, isso comprova o dinamismo e a relação direta dos valores da tabela com o minigráfico. 
Excel 2010 - minigráfico criado

Perceba que diante de todas essas informações você pode utilizar os minigráficos para qualquer tipo de tabela. Principalmente para tabelas contábeis que necessitam de análise de resultados mais precisos, então procure utilizar este recurso ao seu favor que você não irá se arrepender.

Se você pretende dominar o excel de uma vez por todas assista o vídeo do meu amigo Tiago Blanco abaixo:

(567 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Lucas disse:

    Quer divulgar seus artigos?
    Envie seus links para o novo agregador Links Online.
    Acesse: http://www.linksonline.com.br

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×