Scroll Top

Funções na Linguagem Php

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Php para Iniciantes

Esta semana o ComputerDicas começará a apresentar as funções na linguagem Php através do curso Php para Iniciantes. No Php as funções são criadas com o objetivo de executar determinadas tarefas ou blocos de comandos em qualquer parte do código de uma aplicação. As funções no Php são definidas pela sintaxe:
Function nome_da_função ([argumento1, argumento2, argumento3]) {
comandos;

[return ;

}
No interior de uma função poderá funcionar qualquer tipo de código válido. Devido a checagem de tipos na linguagem Php ser dinâmica, o tipo de retorno não deve ser declarado. Logo, para efeito de documentação é necessário utilizar a seguinte sintaxe:
Tipo function nome_da_função(tipo argumento1,tipo argumento2,tipo argumento3….);
Esta sintaxe só deverá ser utilizada na documentação do código devido a linguagem Php não aceitar a declaração de tipos.
Valor de Retorno
Opcionalmente toda função pode ou não retornar um valor, existem casos em que uma função é implementada somente para executar códigos. A função pode retornar somente 1 valor, mas existe a possibilidade de retornar um valor composto como são feitos em Listas e Arrays. Segue exemplo abaixo:
function exemplo ($parâmetro1, $parâmetro2..$parâmetroN) {
Echo “Primeira função em Php”;
return $valor_retornado; <– Nesta linha é indicado o valor a ser retornado
}
Parâmetros
A declaração de parâmetros é realizada após o nome da função, entre parênteses, e tornam-se variáveis do escopo local de comandos. A declaração para o tipo de cada parâmetro é utilizada apenas para efeito de documentação. Veja um exemplo:
Function imprime ($texto) {
 echo $texto;
}
imprime (“teste de função”);
Nos próximos capítulos deste curso abordarei como as funções trabalham com argumentos com valores e muito mais detalhes. Para acompanhar este curso via email considere assinar os Feeds via email.

Atualizado
Próximo capítulo Argumentos com valores pré-definidos no Php.

Até já!
(121 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×