Scroll Top

Contexto e escopo na linguagem Php

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Php para Iniciantes
No Php o Contexto é um conjunto de variáveis com seus respectivos valores num determinado ponto do código de uma aplicação. Para chamar qualquer função é criado um novo contexto com variáveis declaradas dentro de bloco de comandos da função, isto quer dizer que quando a execução da função em questão terminar completamente, qualquer variável que estiver dentro do bloco será eliminada. Essa é a função do Contexto no Php.
O Escopo de uma variável no php define a parte da aplicação no qual será utilizada variável. Na maioria dos casos todas as variáveis têm escopo global. Mas, em funções definidas pelo usuário, um escopo local é criado. Qualquer variável de escopo global não pode ser utilizada dentro de uma função sem que haja a declaração da mesma. Exemplo:
$php = “ComputerDicas”;
 function teste(); {
echo $php;
}
teste();
O exemplo acima não produzirá saída, pois a variável $php é de escopo global não podendo ser referida num escopo local mesmo que não haja outra com nome igual que cubra a sua visibilidade. Para que o exemplo mostre o resultado satisfatório deverá ficar assim:
$php – “ComputerDicas”;
function teste();  {
global $php;
echo $php;
}
teste();
Qualquer declaração “global” pode conter várias variáveis de escopo, separadas por vírgulas. Existe também uma outra forma de acessar variáveis de escopo global utilizando o array $GLOBALS, predefinido pelo Php. O índice para a variável referida é o próprio nome da variável sem o caractere $. Veja como seria o exemplo anterior com o array $GLOBALS:
$php – “ComputerDicas”;
function teste();  {
echo $GLOBALS [“php”]; // imprime $php
echo $php;  // não imprime nada
}
teste();
Desta forma o escopo global é acessado corretamente através da linha de comando echo $GLOBALS [“php”]. No próximo capítulo deste curso abordarei a manipulação de variáveis, assine o Feed via email agora para recebê-lo quando for publicado.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • completamente variavel
(183 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×