Scroll Top

Noções sobre arquivos e pastas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Uma das principais finalidades do sistema operacional é fornecer acesso às informações localizadas nos arquivos dos dispositivos de armazenamento. O arquivo é um conjunto de dados que possui nome, conhecido como nomede arquivo. Você pode usar o sistema operacional para agrupar os arquivoslogicamente em objetos denominados pastas.

O Windows XP fornece à você acesso aos seguintes tipos de arquivos e pastas:

Arquivos e pastas locais: Arquivos e pastas armazenados no computador local.

Arquivos e pastas compartilhados: Arquivos e pastas compartilhados entre usuários. Esses arquivos e pastas podem ser compartilhados de outro computador ou em uma rede também.

Arquivos e pastas ocultos padrão: Por padrão, são arquivos e pastas que receberam o atributo Oculto. Você pode optar por exibir arquivos e pastas ocultos e exibir extensões para tipos comuns de arquivo, como .txt ou .htm.

Arquivos e pastas offline: São os arquivos e as pastas dos compartilhamentos de rede disponíveis quando você não está conectado à rede. Quando você habilita um arquivo ou uma pasta compartilhada para uso offline, o Windows armazena uma cópia desse arquivo ou dessa pasta no cache do disco rígido do computador local, para que quando estiver desconectado da rede, você possa trabalhar com a cópia local exatamente como se ela fosse o original. Quando você se reconectar à rede, o Windows sincronizará seus arquivos armazenados em cache com o correspondente remoto, para que o arquivo ou a pasta esteja atualizada no computador local e no compartilhamento de rede remoto.

Extensões de Arquivos


A extensão de nome de arquivo é um conjunto de caracteres localizado no final de um nome de arquivo que descreve o tipo de informação armazenada no arquivo. Por exemplo, no nome de arquivo Winword.exe, a extensão .exe indica que o arquivo é executável. O arquivo executável é um arquivo em um formato que pode ser executado diretamente pelo computador.

Uma extensão de nome de arquivo também pode indicar o tipo de aplicativo associado ao arquivo. Por exemplo, no nome de arquivo Meudocumento.doc, .doc é a extensão que indica que este é um arquivo do Microsoft Office Word.

Quando o Windows XP acessa um arquivo, ele compara a extensão de nome de arquivo a uma lista de aplicativos instalados a fim de iniciar o aplicativo apropriado e exibi-lo. Esse processo de correspondência de uma extensão a um aplicativo é conhecido como associação de arquivo. Por padrão, a associação de arquivo determina o aplicativo a ser executado ou abre o arquivo.

(248 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×