Scroll Top

Estratégia para usar criptografia

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
O Windows Xp fornece suporte a criptografia de pastas e arquivos através do EFS – Encripted File System (Sistema de arquivos com Criptografia). O suporte ao EFS foi introduzido no Windows 2000 Server e também está disponível no Windows Server 2003. Com o uso de criptografia o usuário tem um nível de segurança maior do que somente com o uso de permissões NTFS. Somente é possível criptografar arquivos e pastas em volumes formatados com o sistema de arquivos NTFS. Com a criptografia o Windows XP garante que somente o usuário que criptografou um determinado arquivo tenha acesso ao arquivo.

A Estratégia

Usando criptografia, mesmo que o seu computador seja roubado ou que outro usuário tenha acesso ao computador, não será possível acessar os arquivos e pastas que você criptografou. A única maneira de ter acesso é fazendo o logon com a sua conta e senha.

Concluindo, com a criptografia os dados estão protegidos, mesmo que outras pessoas tenham acesso ao seu computador, a única maneira de acessar os arquivos criptografados é fazendo o logon com a conta do usuário que criptografou os arquivos ou com a conta configurada como Agente de Recuperação, conforme falarei aqui mais adiante.

Como usar a criptografia em casa

No seu computador doméstico você pode utilizar a criptografia para proteger seus arquivos contra acessos indesejados, agora você me pergunta..Como fazer isso?

Muito simples, suponha que você não queira que uma certa pasta não possa ser acessada por outras pessoas que utilizam o seu computador, pois você quer guardar arquivos importantes. Nessa situação você precisa criar uma conta para cada pessoa que usa o computador, dessa maneira ao utilizar a sua conta basta criptografar a pasta desejada.

A criptografia é transparente para o usuário que criptografou o arquivo. Isso significa que o usuário não precisa descriptografar manualmente o arquivo criptografado para poder usá-lo. Você poderá abrir e alterar o arquivo da maneira habitual. Por exemplo, vamos supor que você criptografou um documento do Word. Ao dar um clique duplo no documento, o Windows descriptografa, automaticamente o arquivo, abre o Word e carrega o arquivo para você. Observe que para o usuário toda a operação é transparente, ou seja, é como se o arquivo não estivesse criptografado. Se outro usuário, que não o que criptografou o arquivo, tentar utilizá-lo, receberá uma mensagem de acesso negado.

Atenção: Você criptografa ou descriptografa uma pasta ou arquivo definindo a propriedade de criptografia para pastas e arquivos da mesma forma como define qualquer outro atributo, como somente leitura, compactado ou oculto. Se você criptografar uma pasta, todos os arquivos e subpastas criados na pasta criptografada serão automaticamente criptografados. É recomendável que você use a criptografia para pastas e não para arquivos individualmente, pois isso facilita a administração dos arquivos criptografados.

(124 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

6 Comentários

  1. simplismente show o seu blog!!!
    um forte abraço parceiro!!

  2. André Luiz disse:

    Olá. Estou tendo um prolema, não sei porque todo arquivo que crio ou baixo vem criptografado. Saberia como devo fazer para remover? Que eu baixe eles ou crie sem estarem automaticamente criptografados?

    Se puder me ajudar, ficaria muito grato. meu e-mail é andrecalcagno@hotmail.com.

    Abraços !

  3. Diego Alves disse:

    Como você está identificando a criptografia dos arquivos?Preciso saber se estão mesmo criptografados.

  4. Boa noite.
    Preciso de ajuda, pois os meus CDs estão com o atributo de somente leitura.
    Como fazer para alterar?
    No aguardo e
    Obrigada pela atenção.
    Maria Lúcia Bonfanti
    lucia.bonfanti@terra.com.br

  5. Boa noite.
    Não sou muito experte em computação, mas preciso de ajuda.
    Gravei umas fotos num CD Gravável, mas o atributo está SOMENTE LEITURA. Como alterar este atributo?
    No aguardo da ajuda de vcs, desde já,
    Agradeço.
    Maria Lúcia Bonfanti.
    lu_bonfanti@hotmail.com.br
    lucia.bonfanti@terra.com.br

  6. Diego Alves disse:

    Devido ser um cd, os arquivos que você gravar estarão armazenados somente para leitura. Mas pode copiar os arquivos do cd para o computador. Espero ter ajudado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×