Scroll Top

Alguns tipos de dispositivos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Existem muitas variedades diferentes de dispositivos de E/S, que servem a muitas finalidades. Os dispositivos de E/S podem enviar e receber dados a uma taxa de um bit de cada vez em seqüência ou podem enviar vários bits de dados ao mesmo tempo.

Dispositivos Paralelos

Comunicação serial é a troca seqüencial de informações entre computadores e dispositivos periféricos, a uma taxa de um bit de cada vez, por meio de um único canal. Ou seja, uma instrução, rotina ou tarefa é executada, seguida pela execução da próxima em linha. As portas seriais são usadas para a comunicação serial de dados e servem de interface para alguns periféricos, como impressoras, dispositivos apontadores e dispositivos do Pocket PC. Dispositivos seriais que se conectam ao computador por uma porta serial não são compatíveis com Plug and Play.

Dispositivos Seriais

A comunicação paralela envia vários dados e bits de controle ao mesmo tempo por fios conectados em paralelo. Ela envia e recebe dados a uma taxa de 8 bits de cada vez entre um computador e um periférico como uma impressora, um scanner, um CD-ROM ou outros dispositivos de armazenamento. A porta paralela usa um conector de 25 pinos chamado conector DB-25.

Dispositivos infravermelho e Irda

Os dispositivos de infravermelho usam luz infravermelha para transferir dados. A luz infravermelha também é usada quase no mundo inteiro em controles remotos de TV e vídeo. Em computadores, o infravermelho representa uma alternativa aos cabos e disquetes. A comunicação via infravermelho é uma forma barata e ponto a ponto de conectar computadores entre si ou com dispositivos e aparelhos. As portas de infravermelho podem ser encontradas em impressoras, Pocket PCs, computadores portáteis, telefones celulares, teclados e dispositivos de mouse.

Dispositivos Bluetooth

Bluetooth é o resultado dos esforços de várias empresas de desenvolvimento de produtos sem fio que colaboraram para desenvolver componentes eletrônicos que tivessem a capacidade de se comunicar entre si. Um dispositivo bluetooth é formado por um processador do tipo base-band, um rádio e uma antena. O processador converte os dados em sinais, que os rádios conseguem decifrar. O rádio transmite os sinais pela antena para a antena de outro dispositivo bluetooth. As vantagens da tecnologia bluetooth são velocidade e conectividade mais rápidas, redução de custos, conexões ponto a ponto, eliminação de cabos e transmissão de dados segura.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • tipos de dispositivos
(948 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Rodrigo disse:

    Ola amigo vim pedir para mudar o link do blog de http://blog-e-brasil.blogspot.com para o novo http://www.blogsilence.com

    Blog silence

    Abraços e sucesso

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×