Scroll Top

O que é o Modo de Segurança?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
O Windows XP aumentou consideravelmente a compatibilidade de dispositivos. Apesar disso, os problemas de compatibilidade entre itens de hardware continuam nos desafiando. Isso se deve principalmente à crescente variedade de itens de hardware e ao fato de cada vez mais usuários estarem montando seus próprios computadores em combinações exclusivas. Se um dispositivo recém-adicionado ou um driver alterado estiver causando problemas, você pode usar o modo de segurança para remover o dispositivo ou reverter a alteração. O modo de segurança se divide nos respectivos tipos de inicialização:

Modo Seguro – Carrega o conjunto mínimo de serviços do sistema e drivers.

Modo Seguro com Rede – Inclui os drivers e serviços necessários para a conectividade da rede.

Modo Seguro com prompt de comando – Inicia o seu computador no modo de segurança exibindo o prompt de comando em vez da interface gráfica de usuário.

Última configuração válida – Restaura a configuração do driver e do registro que estava em uso por último no sistema.

Modo de Depuração – Inicia o computador no modo de depuração de Kernel.

Modo VGA – Inicia o computador no modo VGA (adaptador gráfico de vídeo) padrão. Esta opção ajuda a recuperar exibições de vídeo distorcidas provocadas pelo uso de configurações incorretas para o monitor.

Ativar log de inicialização – Cria um arquivo de log (Ntbtlog.txt) na pasta %Systemroot%, que contém os nomes de arquivo e o status de todos os drivers carregados na memória. %Systemroot% é uma variável de ambiente que pode variar de um sistema com Windows XP Professional para outro.

Quando um computador aparenta ter um problema com um dispositivo que impede a inicialização do computador ou do dispositivo, o primeiro passo para solucionar o problema é iniciar o computador no modo de segurança. Modo seguro é um método de iniciar o Windows XP que usa apenas arquivos básicos e o conjunto mínimo de drivers necessários para o sistema operacional funcionar. Usando o modo de segurança, que desabilita os programas de inicialização, os serviços não essenciais e o suporte a dispositivos (de áudio, IEEE 1394 e USB, por exemplo), fica mais fácil identificar e diagnosticar a causa de problemas de inicialização, mensagens de parada ou instabilidade do sistema.

Para você iniciar o seu computador no Modo de segurança faça o seguinte:

Ligue o seu computador, aperte repetidamente a tecla F8, caso exista mais de um sistema operacional selecione o qual desejar e em seguida selecione o tipo de inicialização.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • Quais drivers o modo de segurança desabilita
(89 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×