Scroll Top

Entendendo os drivers

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Todo dispositivo (como por exemplo uma unidade de disco, um monitor ou um modem) requer um driver de dispositivo para garantir que o hardware funciona corretamente no computador. A maioria dos drivers acompanham o sistema operacional, como o Microsoft Windows XP Professional ou o Windows XP Home Edition, e são instalados e configurados automaticamente sem a intervenção do usuário. No entanto, alguns dispositivos exigem que o usuário instale um novo driver para que o computador se comunique com o dispositivo. Como qualquer driver instalado em um computador pode causar problemas de inicialização e estabilidade, é importante que você esteja familiarizado com os problemas mais comuns a fim de diagnosticar e solucionar os problemas que estejam relacionados a drivers.

Você sabe o que é um driver?

Drivers são programas de controle compactos que lidam com tarefas fundamentais da comunicação de instruções em um dispositivo de hardware e depois retransmitem os dados de volta para o usuário do computador.

Entenda a função de um driver

Para poder trabalhar com um dispositivo de hardware, o sistema operacional Windows requer um driver de dispositivo compatível e configurado corretamente. Um driver de dispositivo é um programa compacto que permite que dispositivos periféricos se comuniquem com o sistema operacional. Mais especificamente, com o programa que usa o dispositivo, aceitando comandos genéricos do programa e convertendo-os em comandos especializados para o dispositivo.

Embora a maioria dos drivers para dispositivos padrão sejam fornecidos com o sistema operacional, os dispositivos adicionados posteriormente geralmente requerem um driver correspondente. O Windows XP possui uma ampla biblioteca de drivers para teclados, dispositivos apontadores, impressoras, scanners e câmeras digitais. Por padrão, quando um usuário instala um novo dispositivo, o Windows XP procura na biblioteca pelo driver de dispositivo apropriado.

O que acontece…

Quando você instala um novo dispositivo compatível com Plug and Play, o Windows XP procura pelos drivers na pasta %systemroot% plataforma driver cache (onde plataforma é o tipo de plataforma na qual o Windows XP está instalado, geralmente I386) e na origem da instalação do Windows XP. Plug and Play é um conjunto de especificações desenvolvido pela Intel que permite que um computador automaticamente detecte e configure um dispositivo e
instale os drivers de dispositivo apropriados. Se o Windows XP localizar um driver adequado, a instalação continuará normalmente. Caso contrário, você precisará fornecer um que seja proveniente de outra fonte, como o fabricante do dispositivo de hardware ou a Internet.

(17 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Dourado disse:

    Tem algum site com drives disponíveis pra vários OSs?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×