Scroll Top

Tipos de conexão remota

1 Flares Filament.io 1 Flares ×
Uma conexão remota fornece os meios para os usuários se conectarem a uma rede a partir de um local remoto. Por exemplo, quando um usuário está trabalhando em casa e precisa acessar recursos que estão disponíveis apenas na LAN do escritório. Existem vários tipos de conexões remotas, como protocolo PPTP e conexões VPN.

Conexão PPTP

PPTP é um protocolo de camada do link de dados baseado no protocolo PPP padrão da Internet. O PPTP foi desenvolvido pela Microsoft para permitir que o tráfego de rede seja encapsulado e enviado por uma rede IP pública como a Internet. O PPTP faz isso através da criação de VPNs, que encapsulam o tráfego de rede pela Internet com segurança. Usuários remotos podem utilizar o PPTP para acessar recursos em sua rede corporativa pela Internet de forma segura, em vez de usar conexões de modem diretas ou linhas dedicadas caras.

Conexão VPN

Uma conexão VPN usa redes públicas e privadas para criar uma conexão de rede. Existem dois tipos principais de VPNs:

VPNs rede-rede

VPNs rede-rede: por exemplo, a rede de uma filial ou uma empresa que esteja conectada à matriz por uma VPN. As VPNs rede-rede oferecem uma alternativa barata à implantação de linhas dedicadas caras em todas as filiais. Apesar da vantagem econômica, as VPNs rede-rede demoraram a firmar-se no ambiente empresarial devido à confiabilidade comprovada das linhas dedicadas, em comparação com a relativa falibilidade da Internet.

VPNs host-rede

VPNs host-rede: por exemplo, um usuário com trabalho baseado em conhecimento utiliza seu laptop e o modem para discar para um provedor local e conectar-se com segurança a um portal ou uma intranet da empresa por meio de uma conexão VPN criptografada. O uso de VPNs para essa finalidade proliferou no ambiente empresarial porque é mais econômica que as soluções tradicionais de acesso remoto envolvendo pools de modem, linhas telefônicas dedicadas e números de discagem gratuita.

ICS

O Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS) permite que um computador que esteja conectado à Internet compartilhe o serviço de Internet com outros computadores em uma rede doméstica ou de pequena empresa. O computador com a conexão com a Internet ativa funciona como computador host ICS e compartilha sua conexão com a Internet. Outros computadores que estejam configurados para ICS na rede roteiam o tráfego de Internet através do computador host ICS. O ICS é mais eficaz com conexões de alta velocidade (cabo ou DSL), embora funcione razoavelmente com conexões dial-up. O computador host ICS precisa de um segundo adaptador de rede para compartilhar uma conexão de banda larga. Obviamente, a conexão compartilhada só estará disponível se o computador host ICS estiver ligado.

DIal-up

O termo dial-up normalmente se refere ao uso de um modem analógico e uma linha telefônica comum para estabelecer uma conexão remota. Geralmente, as linhas dial-up são muito mais baratas que as linhas dedicadas mas em compensação têm menos largura de banda disponível. As empresas costumam usar linhas dial-up para utilização ocasional e com baixa largura de banda ou como backup para as linhas dedicadas de custo elevado.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • tipos acesso remoto
(1.227 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. whebson1 disse:

    Excelente!

    Cada item muito bem explicado!

    Um grande abraço.

    E obrigado pela visita e comentário.

    By []´s! whebson1 😉

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×