Scroll Top

Formas de usar o comando ping

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
O comando ping pode ser usado de várias formas com objetivo de configurar e solucionar problemas de conectividade em uma rede.

Exemplo:

Suponde uma rede com 3 computadores com máscara 255.255.255.0 com os seguintes IPs:

Considerando gateway padrão: 192.168.1.254
Computador 1: 192.168.1.1
Computador 2: 192.168.1.2

Computador 3: 192.168.1.3


Nesta situação temos uma rede com 3 máquinas interligagas. Podemos utilizar o comando ping nas seguintes situações:

1° Situação: Efetuar ping no endereço de Auto-Retorno, o IP 127.0.0.1 pois em qualquer rede este IP é particular, se refere ao próprio host de máquina, ou seja, a si mesmo quando executado em uma máquina. O ping com êxito no endereço de auto-retorno verifica se o TCP/IP está instalado e configurado corretamente no computador local. Falha no teste de auto-retorno indica que a pilha do IP não está respondendo, se o adaptador de rede não estiver funcionando ou se algum outro serviço estiver interferindo no IP. Resumidamente, qualquer máquina pode efetuar ping para este IP para verificar as configurações TCP/IP da máquina.


2° Situação: Efetuar comando ping no computador local, pingar o próprio IP também é possível para verificar se o computador local foi adicionado corretamente à rede. Supondo que você seja o IP 192.168.1.1 , execute o comando ping no próprio IP. Caso a situação demonstre falha mesmo após de efetuar com êxito o ping no IP 127.0.0.1 você deve verificar se o seu IP local é um endereço válido na rede e ter certeza que a placa de rede está funcionando corretamente.


3° Situação: Efetuar comando ping no endereço de Gateway padrão para verificar se está funcionando e se consegue comunicar com o IP local, qualquer IP da rede pode efetuar ping desta maneira. Se você não conseguir efetuar ping no gateway padrão após ter conseguido fazê-lo no computador local, é necessário verificar o gateway padrão que pode estar errado. Pois todos os IPs da rede devem estar se comunicando ao gateway padrão.


4° Situação: Efetuar ping no endereço de outro computador da rede para verificar a conectividade com o mesmo.

Exemplo: Suponde que você seja o IP 192.168.1.2 e você efetua ping para o outro IP dessa rede 192.168.1.3 , se você não conseguir efetuar ping após ter conseguido fazê-lo no gateway local e ter efetuado ping em outro IP da rede com êxito significa que o IP 192.168.1.3 não está se comunicando com os demais. Para solucionar o problema você deve verificar as configurações no computador com o IP 192.168.1.3.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • ping no gateway
  • deixando maquinas lentas comando ping
  • o comando ping aplicado ao endereço url
  • ping cono usar
(8.000 visitas, 16 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

6 Comentários

  1. Dourado disse:

    Legal, não sabia.

  2. Rodrigo disse:

    Lembrar que se o comando ping não estiver respondendo mas sabe-se que os IPs estão corretos, verificar as configurações de IPs confiáveis ou bloqueados no Firewall.

    (por que anônimos são proibidos se tem a opção de comentar “anonimamente”?)

  3. Diego Alves disse:

    Exatamente Rodrigo!

    Se eu retirar a opção Anônimo, a opção Nome/URL também sai juntamente!Então preferi deixar, pois a maioria dos que comentam aqui tem blog!

  4. Paulo disse:

    Gostei aprendi mais um pouco, muito bom mesmo este site.

  5. Diego alves disse:

    Olá Paulo, que bom que está aprendendo aqui no ComputerDicas e obrigado pela sua visita.

  6. Helder Leitao disse:

    Obrigado por essas explicações, são muito bem esclarecedora.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×