Scroll Top

Entenda a resolução de nomes

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
O TCP/IP identifica os computadores de origem e de destino pelos respectivos endereços IP. No entanto, como os usuários de computadores lembram com muito mais facilidade de nomes do que de números, nomes comuns ou amigáveis são atribuídos ao endereço IP do computador. Esses nomes podem ser nomes de host ou nomes NetBIOS.

O NetBIOS é uma API (interface de programação de aplicativo) que pode ser usada por programas em uma LAN. Ele fornece aplicativos com um conjunto uniforme de comandos para solicitar serviços de nível inferior que são necessários para gerenciar nomes, conduzir sessões e enviar datagramas entre nós em uma rede.

A resolução de nomes é o processo de converter (ou seja, resolver) o nome de um host de uma rede no respectivo endereço de rede associado. Ela tem um papel importante na comunicação de rede porque os nomes lógicos de hosts na rede precisam ser resolvidos nos endereços de rede antes que a comunicação real possa ocorrer entre eles.

Nome de host é um nome amigável que é atribuído ao endereço IP de um computador para identificá-lo como um host TCP/IP. O nome de host pode ter até 255 caracteres e pode conter caracteres numéricos e alfabéticos, hífens e pontos. Existem várias formas de nomes de host. As duas mais comuns são alias e nome de domínio. Um alias é um único nome que é associado a um endereço IP, como payroll. Um nome de domínio é estruturado para uso na Internet e contém pontos como separadores. Um exemplo de nome de domínio é o nosso site www.computerdicas.blogspot.com .

Obs O NetBIOS é usado por versões anteriores do Windows para a resolução de nomes de host. No Windows XP, o DNS substituiu o NetBIOS, mas esses sistemas operacionais ainda incluem suporte ao NetBIOS para garantir a compatibilidade com computadores que executam Windows NT, Windows 95, Windows 98, Windows Millennium Edition e Windows 2000.

Para um exercício básico faça o seguinte:

Clique em Iniciar, clique em Executar, digite cmd e aperte Enter. O prompt de comando do seu computador se abrirá, para você verificar seu nome de host digite hostname e aperte Enter.


Ou você pode fazer de outra maneira clicando com botão direito em Meu Computador, em seguida clicar em Propriedades e navegar até a aba Nome do Computador. Essas 2 maneiras são diferentes mas respondem com a mesma informação.

(525 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário

  1. Muito bem explicado a definição!!!
    Parabéns!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×