Scroll Top

Diminua o espaço da sua lixeira no windows

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Para começar é muito importante tratar do espaço que usamos no computador, o usuário sempre acha que o que ele tem já está bom. Mas é possível gerenciar melhor esse espaço coletando o espaço desnecessário que o seu sistema usa para a lixeira. Pois nem sempre usamos a lixeira não é verdade? O que acontece é o seguinte, cada computador tem seu HD para guardar os dados e geralmente muitas pessoas tem até muitos problemas quando lhe faltam espaço. Tecnicamente por padrão o windows XP reserva 10% do espaço de seu HD para a lixeira e o restante para os dados em geral (Programas, pastas, arquivos, ect). Pois mesmo que você tenha 2 HDs, o desperdício é inevitável, vou lhe mostrar da seguinte maneira.

Perceba nas imagens que se você selecionar a opção “Usar a mesma configuração para todas as unidades” o sistema alocará 10% para os 2 HDs. Se você optar por “Configurar unidades Independentemente” você poderá definir o quanto cada HD deve ceder de espaço para a lixeira.



Suponhamos que você tenha 2 HDs, um de 80GB e outro de 40GB. Mostrarei por que devemos atentar para o tamanho da lixeira. Veja bem, se por padrão o sistema aloca 10% para a lixeira, o espaço ficará assim:

Preste bem atenção no desperdício de espaço que ocorre na situação, o HD de 80Gb além dos setores defeituosos de 5,5GB de espaço ( HD 80 GB – 74,5 GB apresentado como tamanho da unidade) está reservando 3,99 GB para a lixeira. Perceba o quanto de espaço o sistema está desperdiçando, é até assustador, simplesmente 5,5 GB + 3,99 GB = 9,49 GB . Impressionante não é caro leitor? São quase 10GBs desperdiçados, imagina se você está precisando desse espaço para instalar programas, usar para arquivos, etc. A mesma situação ocorre para o 2° HD que desperdiça no total de 6,52 GB. Logo você pode evitar esse grande desperdício clicando com o botão direito na Lixeira, em seguida Propriedades e selecionar a porcentagem de espaço desejada para sua lixeira. Com relação aos setores defeituosos falados aqui não é possível recuperar o espaço que eles ocupam nos HDs pois são adquiridos na fabricação de cada um. Simplesmente diminua o espaço da sua Lixeira, assim você estará economizando bastante para outras coisas.


<— HD de 80GB

HD de 40GB—->

(138 visitas, 1 visitas hoje)

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

5 Comentários

  1. ED CAVALCANTE disse:

    eu não entendo qual a vantagem real de diminuir o tamanho da lixeira!

  2. ComputerDicas disse:

    Bem simples, se você não exclui muitos arquivos obviamente não precisa de 10% do seu HD para a lixeira, ou seja, você pode diminuir esses 10% padrão de espaço para liberar mais espaço disponível para o HD armazenar programas, arquivos, etc.

    Obrigado pela visita.

    Tecnólogo Diego Alves

  3. Tico Esteves disse:

    Pessoalmente, gosto de “brincar” com imagens, então o espaço é usado.

    De qualquer forma, a dica é muito boa e acredito que pode ajudar muita gente!

  4. 2009Links disse:

    O que mais me intriga nesta coisa de espaços que já saem ocupados desde a fabricação dos hds, é que até mesmo hds externos apresentam a mesma perda. Não entendo como pode ser se no hd do computador já estão os programas e SO, por exemplo, enquanto num hd externo teoricamente o único programa que deveria constar seria o do próprio hd. Adquiri um hd externo de 250 GB e depois um de 1 TB, tomei um susto quando vi o que já estava perdendo sem sequer ter feito qualquer uso dos equipamentos. Só com o espaço morto que já veio da fábrica, juntando os dois, eu perdi quase 87 GB. Cara é muita coisa !! Hoje minha lixeira neles é de apenas 2 por cento em cada um, o que já é muita coisa.

  5. Diego Alves disse:

    È muito espaço perdido!! Achei um absurdo.Por isso é importante saber gerenciar o espaço da lixeira, acredito que esta dica reflete bem em te ajudar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×